Eixos Comando de Válvulas
TERMOS DE GARANTIA
Opala / Caravan 4 e 6 cilindros
A garantia deste eixo comando de válvulas é válida exclusivamente em caso de defeito de fabricação da peça.
Aplicação, montagem, lubrificação e amaciamento errados, eliminam esta garantia em sua totalidade.
As ações corretas de montagem;lubrificação; instalação e amaciamento estão detalhadas na Ficha Técnica
que acompanha cada eixo. Se preferir, acesse-as pelo QRCode constante na Ficha Técnica impressa.
Se quer potência e durabilidade para o motor do Opala, faça com que o trabalho seja realizado com perfeição.
EM CASO DE DEFEITO DE FABRICAÇÃO DESTE EIXO COMANDO DE VÁLVULAS A GARANTIA
SE RESUME À TROCA POR OUTRA PEÇA IGUAL OU A DEVOLUÇÃO DO VALOR PAGO.
Tópicos Importantes
Entende-se por defeito de fabricação todo e qualquer problema dimensional no eixo comando de válvulas que não permita a montagem e perfeito funcionamento do motor.
Neste eixo, fabricado em liga de ferro fundido nodular, a camada dura foi obtida pelo processo de nitretação gasosa após 96/120 horas em forno.
Pressão e Regulagem das Molas das Válvulas
Cada graduação de eixo comando de válvulas tem uma indicação de pressão e regulagem para as molas das válvulas. Siga-as para evitar baixa potência e desgaste prematuro dos tuchos e ressaltos.
Alterações na taxa de compressão e/ou na cilindrada, inclusão de turbo e qualquer outra ação que aumente a potência do motor Opala, vão gerar maior temperatura no conjunto e as folgas das válvulas indicadas nas Fichas Técnicas precisam ser reavaliadas
Não permita que a montagem e o amaciamento sejam efetuados de forma diferente das aqui indicadas. Isto, mesmo que
seu mecânico ou preparador diga ter muita experiência em motores Opala, pois pode fazer com que a Garantia seja perdida.
Estes potentes motores Opala têm peculiaridades específicas que devem ser respeitadas na íntegra.
Cuidados na Preparação
O conjunto do cabeçote precisa ser adequado para receber eixo de maior potência. Montar comando de válvulas com graduação 268° ou maior em cabeçote original vai gerar desgaste prematuro, possivelmente já durante o processo de amaciamento. Neste caso, a Garantia do eixo e dos tuchos será cancelada.
Por isto, procure um profissional com capacitação técnica em motores Opala para coordenar os serviços na retífica e preparação do cabeçote, além de fazer a montagem e o amaciamento dentro das normas técnicas.
Fique Atento
Se as indicações acima não forem seguidas à risca são grandes as possibilidades de o eixo comando de válvulas e os tuchos sofrerem desgaste prematuro, e não por defeitos deles. Saiba que as peças ficam com claras marcas do que foi feito de errado, o que nos ajudará a identificar a causa. Portanto, caso precise de Suporte Técnico e Garantia, entre em contato e registre o que realmente foi feito. Qualquer informação passada com propósitos incorretos, a Garantia e o Suporte Técnico serão suspensos de imediato.
Lembre-se sempre que só há uma maneira correta de fazer a montagem, a lubrificação e o amaciamento dos eixos comando de válvulas Opala
Tópicos Importantes
Entende-se por defeito de fabricação todo e
qualquer problema dimensional no eixo comando
de válvulas que não permita a montagem e
perfeito funcionamento do motor.
Neste eixo, fabricado em liga de ferro fundido
nodular, a camada dura foi obtida pelo processo
de nitretação gasosa após 96/120 horas em forno.
Pressão e Regulagem das Molas das Válvulas
Cada graduação de eixo comando de válvulas
tem uma indicação de pressão e regulagem
para as molas das válvulas. Siga-as para evitar
baixa potência e desgaste prematuro dos
tuchos e ressaltos.
Alterações na taxa de compressão e/ou na
cilindrada, inclusão de turbo e qualquer outra
ação que aumente a potência do motor Opala,
vão gerar maior temperatura no conjunto e as
folgas das válvulas indicadas nas Fichas
Técnicas precisam ser reavaliadas
Não permita que a montagem e o
amaciamento sejam efetuados de forma
diferente das aqui indicadas. Isto, mesmo que
seu mecânico ou preparador diga ter muita
experiência em motores Opala, pois pode
fazer com que a Garantia seja perdida.
Estes potentes motores Opala têm
peculiaridades específicas que
devem ser respeitadas na íntegra.
Cuidados na Preparação
O conjunto do cabeçote precisa ser adequado
para receber eixo de maior potência. Montar
comando de válvulas com graduação 268° ou
maior em cabeçote original vai gerar desgaste prematuro, possivelmente já durante o processo
de amaciamento. Neste caso, a Garantia do eixo
e dos tuchos será cancelada.
Por isto, procure um profissional com
capacitação técnica em motores Opala para
coordenar os serviços na retífica e preparação
do cabeçote, além de fazer a montagem e o amaciamento dentro das normas técnicas.
Fique Atento
Se as indicações acima não forem
seguidas à risca são grandes as possibilidades
de o eixo comando de válvulas e os tuchos
sofrerem desgaste prematuro, e não por defeitos
deles. Saiba que as peças ficam com claras marcas
do que foi feito de errado, o que nos ajudará a identificar a causa. Portanto, caso precise
de Suporte Técnico e Garantia, entre em contato
e registre o que realmente foi feito. Qualquer informação passada com propósitos incorretos,
a Garantia e o Suporte Técnico serão
suspensos de imediato.
Lembre-se sempre que só há uma
maneira correta de fazer a montagem,
a lubrificação e o amaciamento dos
eixos comando de válvulas Opala
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Outras ações que, erradas, podem
Eliminar esta Garantia
A colocação da engrenagem de alumínio (*)
na ponta do eixo comando de válvulas só pode
ser realizada pelo processo de interferência,
nenhum outro.
Veja detalhes na Ficha Técnica da peça.
(*) Eixos comando de maior potência não
podem utilizar engrenagem de fibra de Celeron.
O Anel Centralizador − em destaque nas Fichas
Técnicas dos eixos comando de válvulas Kuir –
se não for o original do motor Opala, terá que ter obrigatoriamente as mesmas medidas que este.
Se a engrenagem do eixo for montada
corretamente, ou seja, encostada no anel
centralizador, os tuchos tocarão no lugar certo
(fora do centro dos ressaltos) como mostra
a figura acima e à esquerda. Em qualquer
outra situação o eixo comando de válvulas
estará fora do devido lugar (figura acima à
direita) e haverá desgaste nos dentes da
engrenagem do distribuidor e nos ressaltos.
Outras ações que, erradas, podem
Eliminar esta Garantia (continuação)
Os ressaltos devem ser untados com a graxa à
base de Bissulfeto de Molibdênio que acompanha
esta peça. Se preferir, utilize produto similar,
sempre de boa qualidade. Estes redutores de
atrito são muito eficientes quando aplicados corretamente e durante o amaciamento.
Antes da primeira partida do motor Opala,
verifique a existência de faísca em cada uma
das velas e se a cuba do(s) carburador(es)
está(ão) cheia(s).
É muito importante que o motor pegue já nas
primeiras tentativas para que os tuchos girem
corretamente apoiados na borda dos ressaltos.
Isto vai proporcionar perfeito acasalamento das
peças, evitando desgastes prematuros no eixo comando e nos tuchos. Isto, por conseqüência,
trará muito maior durabilidade ao motor.
Dar seguidas partidas sem que o motor funcione pode iniciar o processo de desgaste prematuro
dos ressaltos e dos tuchos.
Tão logo o motor pegue, faça com que
atinja rapidamente os 2.000 a 3.000 RPM.
Acelere e desacelere por 20 a 30 minutos
para que o motor seja bem amaciado.
Utilize sempre e exclusivamente óleo
lubrificante mineral e automotivo
classificação 20W40 ou 20W50,
como indicado na ficha técnica.
Não use aditivo de baixa viscosidade!
DEVOLVA
Se não concorda com os termos desta
Garantia e com os constantes na Ficha
Técnica que acompanha o eixo comando de
válvulas, devolva a peça à empresa de
quem comprou que o valor pago será
devolvido integralmente.
ASSUMA
Caso o mecânico ou o preparador não
queira efetuar os serviços respeitando as
indicações da fábrica, ele deve assumir
toda a responsabilidade por eventuais
problemas de falta de potência e/ou
de durabilidade do eixo comando
de válvulas e dos tuchos.
RÁPIDA DESTRUIÇÃO
Erros de montagem, lubrificação,
amaciamento e regulagem inadequados
podem destruir os ressaltos do eixo
comando de válvulas nos primeiros
minutos de funcionamento do motor.
CONTATO COM A FÁBRICA
Qualquer dúvida, entre em contato
com Suporte Técnico da fábrica pelo e-mail
kuir@kuir.com.br, site www.kuir.com.br
ou WhatsApp (11) 9 7404-1871.