Kuir Performance 37 anos mais ao centro 90% 2024.png

Lubrificação Motores Opala

Óleos lubrificantes modernos não são bons para motores antigos...

A importância do aditivo ZDDP

 

Você que tem um Opala ou Caravan deve estar ciente do fato que óleos lubrificantes modernos contêm baixos níveis do aditivo antidesgaste chamado de "ZDDP" (zinc dialkyl dithio phosphate / dialquil zinco ditio fosfato). O nível deste aditivo foi reduzido para prolongar a vida do catalisador, pois o fósforo nele contido pode, ao longo do tempo, contaminar o conjunto de exaustão, causando um aumento nas emissões dos gases de escape e, consequentemente, mais poluição. No caso específico, o ZDDP pode ser descrito como uma molécula polar cujas qualidades de proteção são ativadas pelo calor e pela carga. 

 

Os lubrificantes com de ZDDP também são importantes para os motores Opala que utilizam tuchos hidráulicos, porém nos motores cujos comandos de válvulas têm ressaltos planos e trabalham com tuchos mecânicos, a presença de ZDDP no lubrificante é fundamental para evitar desgaste nos cames e nos tuchos.

 

Em alguns casos, motores projetados há muitos anos e sem ZDDP no óleo lubrificante, apresentam desgastes prematuros mesmo com baixas quilometragens, principalmente nos motores com maior carga nas molas das válvulas. Das melhores marcas de óleos lubrificantes minerais os que têm a classificação 15W40 e 20W50 e sejam da linha automotiva, podem ser utilizados com segurança.

Importante

Não há nenhuma indicação que os condicionadores de motores são úteis e benéficos a estes 

pesados propulsores, que trabalham com importantes folgas no trem de válvulas!

Classificação API óleos lubrificantes para motores automotivos.png
___________.png

Nos motores Opala/Caravan - de 4 ou de 6 cilindros - só utilize óleos minerais e das classificações 15W40 ou 20W50.

Nenhum outro tipo de óleo - que não da linha automotiva - pode ser utilizado nos motores Opala/Caravan de 4 ou de 6 cilindros.

___________.png
03 fotos do óleo saindo da embalagem.png